Liturgia diária do dia 01 de outubro de 2013

Leituras da 26ª Semana do Tempo Comum

Leituras:
Leitura: Zc 8,20-23
Salmo: Sl 87
Evangelho: Lc 9,51-56

Cor Litúrgica: BRANCO

Santo do Dia: Santa Teresinha do Menino Jesus

Comentário da liturgia por Vitor Paris – fundador da comunidade Jesus está vivo.

decisões“Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém” Jesus tomou a firme decisão! Às vezes nós sabemos o que temos que fazer, sabemos onde devemos ir, nos programamos a fazer, de ir, mas não vamos, não fazemos, mesmo sabendo que é o certo, mesmo querendo. Talvez seja porque nos falte tomar, como Jesus, esta firme decisão. Muitas vezes ficamos postergando as coisas nas nossas vidas, sabemos o que é certo e como devemos agir, mas postergamos, ficamos deixando para amanhã e assim as coisas boas que deveriam dar certo na nossa vida, nunca dão, aquilo que deveria dar fruto, nunca dá.

Quando falta de nossa parte esta firme decisão, e via de consequência, ação e atitude, nós semeamos, semeamos, mas não colhemos, nadamos e nadamos, mas morremos na praia. Passamos a ser como aquelas pessoas que tem boa intenção, bons projetos mas não executam, não fazem dar certo. Deus está do nosso lado, isto é certo, todavia, temos que dar condições a Ele de agir, de intervir. Mas se somos inertes, se não tomamos a firme decisão naquilo que realmente é de Deus na nossa vida, ou seja, sabemos o que é de Deus, sabemos de certa forma o que devemos fazer ou pelo menos que algum passo deve ser tomado mas não fazemos, então Deus não pode intervir em nossas vida, mesmo querendo agir. E por quê? Porque nós estamos parados, porque falta-nos esta tomada de firme decisão. Que seja repetido e que fique claro, Deus está do nosso lado e está disposto a fazer as coisas darem certo, mas nós temos que tomar uma firme decisão, a exemplo de Jesus, de colaborar com Deus, de fazer dar certo o que é de Deus na nossa vida. O que é de Deus, é de Deus, e é preciso abraçar o que é de Deus. E você? Qual a firme decisão você precisa tomar na sua vida? Talvez a firme decisão de fazer algo que é de Deus dar certo?

Quando Jesus tomou a firme decisão de ir para o seu destino em Jerusalém, teve percalços, mas isto não o fez desistir, sabemos que Ele chegou lá. Tomar uma firme decisão rumo à vontade de Deus inclui necessariamente não desistir por conta das dificuldades que realmente vão aparecer, elas sempre aparecem, e põem à prova nossa firmeza de decisão. Se você toma uma firme decisão por Deus, nada pode te fazer desistir,você tem que persistir. Firme decisão é exatamente isto, é uma decisão que é firme, ou seja, uma decisão que não se desfaz pelas dificuldades, que permanece de pé nas contrariedades. Jesus tomou a firme decisão pelo que era de Deus para Ele, abraçando a vontade de Deus. Nós também! Temos que abraçar a vontade de Deus e parar de fugir, e com firmeza de decisão, agir. Algumas pessoas ficam fugindo de Deus, sabem o que precisam fazer, mas preferem fugir e assim não tomam aquela firme decisão que precisam tomar, a decisão de se abandonarem em Deus, a decisão de fazer dar certo o que Deus começou em suas vidas!

LEITURA

Leitura da Profecia de Zacarias

20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes,21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’.

SALMO DE RESPOSTA

— Nós temos ouvido que Deus está convosco.
— Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.
— “Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.
— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

EVANGELHO

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de sama­ritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.56E partiram para outro povoado.

Por: Dom Total

Os comentários estão encerrados.