Papa Francisco: Escuta da palavra de Deus para resistir a tentação

papa_tentaçõesResistir à sedução das tentações é possível somente quando se escuta a Palavra de Jesus. Esta foi a reflexão do Papa Francisco na homilia realizada, nesta terça-feira, 18, na Casa Santa Marta. Apesar das fraquezas humanas, o Santo Padre lembrou que Cristo sempre dá confiança ao homem e abre para ele um horizonte mais amplo que os limites dele.

Francisco destacou que a tentação se manifesta como uma atração inofensiva, mas acaba por se transformar em uma gaiola. Ele reafirmou o que diz São Tiago na primeira leitura do dia: a verdade é que Deus nunca tenta o homem, cada um é tentado por suas próprias paixões, por suas fraquezas internas.

Acesse
: Outras homilias de Francisco

São três as características da tentação, segundo o Pontífice: a tentação cresce, contamina e se justifica. No ato de crescer e contagiar, ela fecha o homem em um ambiente de onde ele não pode sair com facilidade. Ao cair em tentação, o homem não escuta a Palavra de Deus.

“A tentação nos fecha, tira a nossa capacidade de previsão, fecha todo o horizonte e, assim, leva-nos ao pecado. Quando somos tentados, somente a Palavra de Deus nos salva. Ele sempre está disposto a nos ensinar como sair da tentação. E Jesus é grande não só porque nos faz sair da tentação, mas porque nos dá confiança”.

Essa confiança, segundo afirmou o Papa, é uma grande força quando somos tentados, é uma certeza de que Deus sempre espera pelo homem, abre-lhe horizontes. Em vez disso, acrescentou Francisco, o diabo fecha horizontes. Para não se deixar aprisionar é preciso, segundo o Papa, escutar a Palavra de Jesus.

“Essa Palavra nos salvará de cair em pecado no momento da tentação”.

Fonte: Rádio Vaticano/ Canção Nova Notícias

Os comentários estão encerrados.